quinta-feira, 24 de junho de 2010

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Belo Monte é uma usina hidrelétrica projetada a ser construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11 233 MW, o que fará com que seja a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.

De acordo com o site governamental da Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu.
O lago da usina terá uma área de 516 km², mostradas no mapa de localização para o Google Earth. A usina terá três casas de força.
A previsão é que, se concluída, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas de a chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu, com 11,2 mil MW de potência instalada. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.
 

Fonte: http://www.wikipedia.com/
 
Comentário:
A construção da usina hidrelétrica está trazendo muita polêmica na sociedade brasileira porque no Rio Xingu os índios mantêm as suas aldeias e suas vidas estão em toda parte onde será construída a usina, mesmo o governo oferecendo indenização eles não aceitam sair de seus territórios, além de ocasionar vários problemas ao meio ambiente, como as enchentes e a maior parte de extinção de animais marinhos.

Mas, existem benefícios; mais de 30 milhões de brasileiros receberão energia limpa e renovável. Porém, o grupo H2OH! é contra a construção da usina, pois, os benefícios não justificam a questão ambiental.
A matriz energética brasileira é composta majoritariamente por fonte limpa, de hidrelétricas (85%), seguida por outra fonte renovável, as térmicas de biomassa, térmicas a óleo (2,9%), térmicas a gás (2,6%), usinas nucleares (2,5%), térmicas a carvão (1,3%) e usinas eólicas (0,2%).

Grupo: H2OH!