sábado, 1 de maio de 2010
Turbinas Eólicas mais populares nos EUA
Alix Helix Wind, uma empresa norte-americana focada no desenvolvimento de produtos para energia limpa pretende popularizar o uso de turbinas de vento para captação de eletricidade.
As turbinas eólicas têm capacidade para capta ventos de no mínimo 16 km/h e são destinados a residências e a proprietários de pequenas e médias empresas. A empresa acredita na popularização graças a uma parceria com uma financiadora sediada em Washington.
Grandes Parques eólicos, como o recém inaugurado na Alemanha( Parque eólico do mar do norte), chegam a custar mais de € 150 milhões.
Os EUA lideram o ranking dos países que mais produzem energia através de fonte eólica. O total instalada nesse país ultrapassa os 35 GW. Atrás deles vem a Alemanha, com cerca de 26 GW instaladas, e a China, com 25 GW. O Brasil também tem intenções de expandir cada vez mais esse tipo de produção de energia (como exemplo, a Usina de ITAIPU em Osório,a maior usina Eólica do mundo) nosso país faz parte de um movimento internacional para tornar a energia eólica uma fonte primária de energia. Na verdade, a energia eólica tem tido a maior taxa de expansão de todas as fontes renováveis de energia disponíveis, com um crescimento médio de 27% por ano desde 1990,segundo o Global Wind Energy Council (GWEC).
Mas como foi dito na palestra dada aos terceiros anos da escola( no dia 24 de Abril, pelo prof. Eduardo), é impossível dizer que no futuro teremos apenas uma fonte de energia alternativa no mundo todo para captar energia elétrica. Dependemos das hidrelétricas, que são ate agora, o mais limpo, barato e menos poluidor meio de se captar energia. Sem falar nos fatores abientais que retardariam o processo de obtenção na Usinas Eólicas...o aerogerador só funciona se a turbina se movimentar, e a turbina depende do vento para girar.
Portanto, utilizamos diversas formas para se obter energia elétrica, diferentes fontes alternativas como a eólica, a solar, a geotérmica, nuclear, maremotriz que são meios limpos mas que saem caros na hora de investir em grande escala. Mas o objetivo é sempre o mesmo: conseguir energia através de recursos renováveis sem prejudicar o meio ambiente.
Fonte:( www.olhardigital.uol.com.br, www.Wikipédia.com.org, e dados obtidos através da palestra sobre Energias Alternativas)
Por: Layla
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário