Quando a velocidade do vento ultrapassa um dado valor, tipicamente de 3 a 4m/s, o controlador faz com que a turbina comece a trabalhar. Quando esta sobe acima da velocidade de corte, que é cerca de 25m/s, o sistema de controle automaticamente desliga a turbina e espera até que o vento diminua para uma velocidade de trabalho.
Cada turbina tem uma velocidade ótima de funcionamento à qual corresponde o máximo de energia gerada. Esta velocidade difere de aparelho para aparelho, mas está normalmente compreendida entre os 13 e os 16m/s.
Na maioria das turbinas as pás rodam a uma velocidade de cerca de 20 a 60 revoluções por minuto (eixo de baixa velocidade). A caixa de velocidades aumenta estas revoluções para cerca de 1200 a 1500 por minuto (eixo de alta velocidade), que são as necessárias para que o gerador produza eletricidade.
Quando o vento muda de direção, o motor interno de controle de direção faz girar a nave e o rotor de modo a que as pás fiquem de frente para o vento, permitindo assim um maior aproveitamento.
Fonte: http://www.lamtec-id.com/energias/eolica.php
Grupo:
H2OH!
Nenhum comentário:
Postar um comentário