segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ENERGIA ALTERNATIVA DOMINA FEIRA DE TECNOLOGIA PARA TRANSPORTE

O carro que funciona só com energia elétrica. Ele chega a 110 km/h e tem autonomia de 120 km

     Um Palio movido à bateria e caminhões e ônibus que combinam gás e diesel foram os destaques da feira de três dias promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), no Transamérica Expo Center, na Zona Sul de São Paulo. O evento que reuniu engenheiros, executivos e estudantes de terça-feira (21) a quinta-feira (23), serviu para exibir novas tecnologias e apontar caminhos para o setor de transportes nos próximos anos.
    “O Brasil tem se dedicado a buscar formas alternativas de energia elétrica. O petróleo está em poucas e mãos e há estudos que indicam que entre 30 a 70 anos pode acabar”, ressaltou Besaliel Botelho, presidente da SAE. O evento teve como tema a busca de soluções alternativas ao petróleo.
A Fiat, em parceria com a Itaipu, apresentou o protótipo de um Palio movido à bateria elétrica. Com motor silencioso e a vantagem de não emitir poluentes, o carro chega a 110 km/h e tem autonomia de 120 km rodando em cidades. A Peugeot se arriscou com um quadriciclo movido por bateria, com visual arrojado e desempenho semelhante ao protótipo da Fiat: 110 km/h de velocidade máxima e 100 km de autonomia.
Dentre os veículos maiores e mais pesados, chamaram a atenção um protótipo bicombustível de caminhão e outro de ônibus, ambos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e diesel. 
    “Ônibus movidos a gás e diesel podem levar a um custo menor, que pode ser repassado à população. Existe uma preocupação com o transporte coletivo. O Brasil está retomando o transporte ferroviário e isso pode ser uma boa alternativa nas cidades. É fundamental que alternativas sejam encontradas”, disse o presidente da SAE.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo (Notícia de Daniel Santini, do G1, em São Paulo)

Comentário: Cada vez mais a sociedade tem se conciêntizado de que as fontes de energias que mais usamos não são renováveis. O petróleo é exetramente essencial nas indústrias de produção atual mas não vai durar para sempre. Ele é limitado. Apesar de a maioria das pessoas falarem politicamente correto por aí, de que sabem como preservar o meio ambiênte e que fazem sua parte, a realidade afirma o contrário ao que dizem. Diversoso fatores influênciam na situação em que estamos hoje, e um problema específico de que as pessoas comtribuem direto para a dagradção do meio ambiente são os automóveis. Carros movidos a gasolina e álcool foram ,por exemplo, por 54,62% das emissões de monóxido de carbono em 2008. Não temos consiência de como polui. Mas as pessoas que criam esses carros sim. Claro que também devemos fazer nossa parte, mas quem melhor para começar a mudança do que os produtores? O modelo proposto pela Fiat apresentado na feira da SAE, e é um bom exemplo de como deveríam ser os futuros automóveis elétricos, assim como os ônibus, movido a energias alternativas gás e diesel apresentado pela mesma. 


Postado por: Layla

Nenhum comentário:

Postar um comentário